Entenda as novidades para o Imposto de Renda 2022
Além dos cuidados contra os erros, tem dicas para fazer a declaração correta
A declaração do Imposto de Renda 2022 começou na segunda-feira (7) e o prazo para o envio vai até 29 de abril. A Receita Federal espera recebe 34,1 milhões de declarações até o fim do prazo. Mas para este ano, novidades estão presentes.
Entre as novidades deste ano estão a possibilidade de pagar imposto e receber a restituição via Pix e a ampliação da funcionalidade da declaração pré-preenchida, liberada em todas as plataformas disponíveis para o preenchimento da declaração e não só pelo portal e-Cac, como era até o ano passado. O prazo para acertar as contas com leão ficou mais curto – menos de dois meses. Quem não fizer a declaração dentro do prazo pode receber multa mínima de R$ 165,74, variando de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.
Dentro desse contexto quero sugerir o economista e professor do Centro Universitário Fieo Marco Antonio Cordeiro para falar sobre as novidades da declaração nesse ano, quais os principais erros cometidos, o que acontece com quem não entregar a declaração, além de dar dicas para quem quer se adiantar e já entregar o IR em 2022.
Podemos abordar pontos como:
– Panorama geral sobre o IR?
– Como fazer a declaração sem erros?
– Quais são os erros mais cometidos na hora da declaração?
– Quem deve declarar o IR?
– Como fazer minha declaração?
– Como não cometer erros que me levem a cair na malha fina?
LEIA TAMBÉM
Começa o agendamento para saques de valores esquecidos em bancos