Jundiaí apresenta o projeto “Olhos da Serra”
Evento aconteceu no Dia Mundial da Água

Ainda celebrando o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Jundiaí apresentou no Centro de Referências em Educação Ambiental (Cream), o projeto “Olhos da Serra”. A missão é garantir a conservação da água e do meio ambiente na região.
Os prefeitos de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB) e de Limeira, Mário Botion, que também é presidente do Consórcio PCJ, estiveram no lançamento. Eles esclarecem que a meta é conservar 2.071 hectares da Serra do Japi. Para isso, ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da região. Além disso, haverão atividades de educomunicação com a comunidade, serão feitas.
“Todos nós fazemos parte da construção de uma boa sociedade e o que vemos aqui, com um projeto que une a sociedade civil, órgãos públicos e privados, é a melhor demonstração de como trabalhar unindo forças. Tudo para o bem da comunidade e do meio ambiente”, declarou Luiz Fernando. O evento, além de presencial, também teve transmissão ao vivo para a internet.
O projeto
O projeto está sendo conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e a Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara). Houve o patrocínio da Coca-Cola Foundation e da Global Environment & Technology Foundation (GETF). Também apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal de Jundiaí, a Coca-Cola FEMSA Brasil, a Coca-Cola Brasil, a Fundação Serra do Japi, a Guarda Municipal, a CIJUN, a Defesa Civil e a DAE Jundiaí.
“A iniciativa privada, neste caso a Coca-Cola, vai acompanhar de perto se os recursos estão sendo bem aplicados. Com o sucesso desse projeto, temos certeza que a empresa poderá repetir a experiência em outros locais do Brasil”, opinou Botion.
“Estamos aqui colocando em prática um projeto que trará benefícios para toda a sociedade, visando a segurança hídrica”, informou André Porto, da Coca-Cola FEMSA Brasil. Além disso, também estiveram no evento a presidente da SAB Santa Clara, Hanah Traldi, e a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes, que deu uma palestra sobre a serra.
Projeções de luz
Para comemorar o Dia da Água, foram realizadas projeções de luz em cinco pontos diferentes da cidade: Departamento de Água e Esgoto (DAE), Igreja Santa Clara, Igreja Nossa Senhora do Desterro (Matriz), Paço Municipal e no Maxi Shopping Jundiaí. As projeções foram produzidas pelos artistas Carla Candiotto e Rodrigo Matheus, do Espaço Japi Meio Ambiente e Cultura.
LEIA TAMBÉM
EducaMundo de Jundiaí promove atividades para celebrar o Dia Mundial da Água