Trabalho

Artigo: Quais são as prioridades do seu time?

Em uma carreira, ou conduzindo uma empresa, é muito comum pessoas simplesmente não saberem o que é primordial em suas atividades.

Por Valdez Monterazo*

“O óbvio só é óbvio quando é dito.”

Em uma carreira, ou conduzindo uma empresa, é muito comum pessoas simplesmente não saberem o que é primordial em suas atividades.

Vou explicar melhor, por não terem clareza de quais são suas maiores prioridades, profissionais perdem tempo, recursos, esforços e não conseguem resultado algum. Acontece que definir e explanar as áreas prioritárias de trabalho de um profissional é responsabilidade de seu líder. No entanto, essa é uma área amplamente negligenciada.

Se pergunte, quantas vezes você presenciou funcionários completamente perdidos quanto as suas responsabilidades? Se você é um líder ou gestor, saiba que é impossível medir o resultado de algo que não foi acordado.

Metáfora

Entre o achismo sobre as prioridades por parte do colaborador e a falta de direção por parte da gestão, o trabalho simplesmente primordial simplesmente não é realizado. Imagine a seguinte metáfora. Você tem um quintal e deseja contratar alguém para cuidar do jardim.

Você acha uma pessoa e fala para ela, cuide do meu quintal. Ao final do dia, você percebe que nada relacionado ao jardim foi feito e o profissional investiu todo tempo limpando a casa do cachorro e a piscina. De quem foi a culpa? Naturalmente sua, por falta de objetividade.

Imagina agora que ao invés de simplesmente pedir para que ele cuide do seu quintal, você fala: Cuide do jardim. Para isso preciso que, adube o terreno, arranque as plantas mortas, plante novos brotos, irrigue e pode as árvores. Provavelmente o resultado seria bem diferente, não é verdade?

Por mais simples que seja a metáfora, situações semelhantes ocorrem quase que exatamente da mesma forma. Profissionais caros e gabaritados, simplesmente não tem definidas quais são suas áreas de resultado prioritárias e suas respectivas métricas de desempenho.

Agora você pode estar se perguntando: Legal, entendi que é importante definir as áreas prioritárias de meus colaboradores, mas o que exatamente são as áreas de resultado prioritárias? Elas são exatamente as prioridades de um determinado profissional, os pontos quentes que tem maior relevância para do que qualquer outra tarefa.

Prioridades

Para defini-las, basta que você se pergunte: Se este profissional pudesse fazer apenas uma, duas, cinco coisas ao longo do dia, quais seriam elas? Ter as áreas prioritárias claras significa para seu time:

– Definição de papeis e responsabilidades

– Regras do jogo definidas

– Foco em resultados específicos

– Ciclos de gestão por medição

Investir energia pensando nisso junto ao seu time pode te render muito mais tempo de sobra e mais resultados. E você? Já sabe quais são as principais responsabilidades de seus colaboradores? Indo ainda mais além, eles têm clareza sobre quais são elas?

Refletir sobre esses elementos pode ajudar a dar mais clareza a você e seus colaboradores sobre seus principais papéis responsabilidades. Repetindo a frase inicial do artigo, o óbvio só é óbvio quando é dito.

Investir tempo definindo o óbvio, as áreas prioritárias, pode multiplicar a capacidade de execução sua e de seu time.

*O autor é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas

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