Aula de robótica é destaque nas escolas de Itupeva
A missão é dar mais qualidade no ensino e implantando a tecnologia nas unidades

Com o objetivo de atender uma demanda atual da área pedagógica, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Educação, está desenvolvendo material didático na área de robótica educacional. Para isso, o professor especializado em Ciências da Natureza e Matemática, Adilson Pereira, tem visitado algumas unidades escolares para desenvolver o projeto.
Na quinta-feira (31), foi a vez dos alunos da EMEFEI “Fazenda Calixto” e da EMEI “Profª. Nilma Ernesta Cortellazzi Tartalha” participarem da aula de robótica.
Durante a semana, as escolas “Fazenda Pinheiros” e “Vereador Laerte Retondo” também receberam o projeto, que atenderá todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Na próxima semana, os alunos das unidades “Mário Covas”, “Cássio Bussab”, “José Leme do Prado Filho” e “Victória Cômodo Raymundo Fernandes” também desenvolverão as atividades do projeto.
“Nessas primeiras visitas, estamos fazendo a montagem sem os manuais. Apenas ensinando verbalmente, porque estamos desenvolvendo os manuais para cada ano escolar. Assim, os alunos poderão trabalhar a linguagem visual”, explicou o professor Adilson..
A importância da robótica
“A robótica é uma didática do século 21 e desenvolve várias habilidades nas crianças, como trabalho em equipe, respeito, saber dividir com o colega, resiliência e resolução de problemas. É uma brincadeira tecnológica da geração deles. Daqui a alguns anos, conhecimentos básicos de robótica serão solicitados no mercado de trabalho”, completa.
O diretor da EMEFEI “Fazenda Calixto”, Everton Toresin, ressaltou que, através deste projeto, as crianças aprendem raciocínio lógico e a trabalhar em equipe. Ao mesmo tempo estão se divertindo. “É uma pedagogia adaptada para o tempo deles, para a geração deles, e atende as demandas que essas crianças têm”, completou.
“Esse é um projeto que estamos levando para todas as escolas da Rede Municipal, com o propósito de envolver, desde cedo, crianças e jovens no universo da inovação e tecnologia, buscando, ainda, despertar o interesse de muitos deles para essa área muito promissora de conhecimento e trabalho”, ressaltou o prefeito Marcão Marchi.
LEIA TAMBÉM
Centro de Inovação de Educação Básica Paulista é inaugurado em Jundiaí