JundiaíPolícia

Gaeco realiza nova Operação Farda Azul em Jundiaí

Grupo visa desarticular quadrilha composta por guardas municipais envolvidos com o crime organizado

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público, realiza, na manhã desta quinta-feira (28), mais uma operação Farda Azul. O objetivo é desarticular uma quadrilha composta por guardas municipais que estão envolvidos com o crime organizado. A ação de hoje se iniciou na sede do comando da Guarda Municipal de Jundiaí.

Com apoio do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), o Gaeco cumpre uma série de mandatos de busca e apreensão. Ao menos três casas de guardas municipais já foram alva operação, desta manhã. Na residência de um deles foram apreendidas munições que, até o momento, não se sabe a procedência.

Os três agentes faziam parte do Apoio Tático da GM, e foram remanejados de suas operações após a primeira Operação Farda Azul, que aconteceu no ano passado. Em dezembro, o Gaeco deu cumpriu uma série de mandados de busca e apreensão contra guardas municipais de Jundiaí e Várzea Paulista.

Investigações

As investigações apontavam que havia um esquema dentro da GM para facilitar o crime organizado, como, por exemplo, evitar de fazer patrulha em bairros onde há o comércio de drogas, além de envolvimento promíscuo com traficantes. Na ocasião, um guarda municipal de Jundiaí e outros 10 de Várzea Paulista foram presos.

Naquela operação, o Gaeco cumpriu 31 mandados de busca e apreensão nas sedes das Guardas Municipais de Jundiaí e Várzea Paulista. Além disso, outros 21 mandados de prisão foram cumpridos.

De acordo com o Ministério Público, as investigações começaram após um estudo e mapeamento da distribuição de drogas em Várzea Paulista e Jundiaí. O resultado desta operação foi a prisão de 10 traficantes e apreensão de 40 quilos de drogas, além de diversas armas de fogo, entre elas um fuzil, munições. Além disso aproximadamente R$ 75 mil em espécie, celulares e outros objetos também foram apreendidos.

Guarda Municipal de Jundiaí

Em nota, a Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) de Jundiaí se pronunciou, alegando que está acompanhando as infvestigações e colaborando com os trabalhos. Veja na íntegra:

A Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) informa que está acompanhando a atuação do Ministério Público (MP) nesta manhã, nas dependências da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), fruto de desdobramentos das investigações que estão sendo feitas desde 10 de dezembro de 2021.

Desde então, a UGSM, o Comando e a Corregedoria da GMJ vêm atuando de forma colaborativa com as investigações do MP e vem adotando todas as providências para a correção, apuração de responsabilidades e eventuais punições cabíveis.

A UGSM reitera o seu posicionamento de jamais admitir ou compactuar com qualquer tipo de situação ou comportamento que não sejam guiados pela legalidade e pela transparência, e que se desviem da finalidade maior de proteção do patrimônio público e da sociedade jundiaiense.

LEIA TAMBÉM

Polícia procura por quadrilha que roubou carga de mais de R$ 60 mil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios