Região Metropolitana de Jundiaí promove estudo para criação de consórcio da Assistência Social
Os prefeitos da região se encontraram em Campo Limpo Paulista

Em Campo Limpo Paulista aconteceu uma reunião com os representantes das prefeituras da Região Metropolitana de Jundiaí nesta sexta-feira (29). Em pauta, a possibilidade da criação de um Consórcio Intermunicipal de Políticas Públicas. Uma iniciativa importante e pioneira para cotizar serviços básicos e necessários, dentro da rede de atendimento da Assistência Social.
A reunião contou com a presença também da vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros Bernardes e do vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafa. Além disso, gestores de Desenvolvimento Social dos municípios da Região também comparecera.
“O desenvolvimento social não é como um asfalto, que olhamos a obra, muitas vezes, ele não aparece. Mas cada ação ajuda na melhora da vida de pessoas e é isso que fazemos aqui hoje, juntamos os nossos municípios para levar serviços que hoje são inviáveis a um município, mas possíveis com essa união”, afirmou o prefeito Dr. Luiz Braz.
O consórcio
O objetivo do Consórcio Intermunicipal, neste momento, é de oferecer serviços integrados em diversas áreas da Assistência Social que embora não tenham um grande fluxo de atendimento são importantes e precisam estar disponíveis. Vera Gonçalves citou como uma das metas mais urgentes, por exemplo, a criação de espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica. “Um projeto que já vem inclusive com a chancela de recursos do governo estadual “.
O vice-prefeito de Itupeva Alexandre Mustafa afirmou que o evento desta manhã foi extremamente importante e representa uma inovação, a partir da proposta do consórcio, criando mecanismos para aplicar os recursos de maneira mais eficaz, obtendo melhores resultados para a população.
A vice-prefeita Noemi Medeiros Bernardes disse que acredita no compartilhamento de recursos para a construção da melhor qualidade de vida nas cidades da RMJ.
Os municípios da RMJ discutiram no evento um protocolo de intenções. O documento agora, será encaminhado para cada uma das cidades e deverá ser apresentado para análise.
LEIA TAMBÉM



