Direitos HumanosJundiaí

Grupo Apoio à Adoção Semente organiza evento para ajudar na adoção de crianças em Jundiaí

Iniciativa é realizada até o dia 31 de maio

Jundiaí tem mais de 150 famílias que aguardam na fila para conseguir adotar crianças ou adolescentes. Para ajudar estas famílias, o Grupo Apoio à Adoção Semente (GAA Semente) organiza até terça-feira (31) diversas atividades. O evento ocorre até a próxima terça-feira (31)

De acordo com a entidade, nesta sexta-feira (27), haverá a reunião da Rede de Defesa da Criança e do Adolescente (Redeca). Os convidados serão Maria Inês Villalva e Dr. Alexandre Gonçalves. Na terça-feira (31), a reunião será aberta ao público, com o tema “Adoção se faz em rede: quem sou eu nesta rede?”.

O GAA Semente começou no início dos anos 2000, com pais que adotaram ou se interessavam pelo tema. Com a parceria entre a Vara da Infância e as mães, o grupo cresceu e hoje há diversos processos que contribuem com a adoção das crianças.

Em Jundiaí, são 11 pessoas aptas para adoção, sendo uma de até nove anos, quatro de até 12 anos, e seis maiores de 12 anos.

Durante a pandemia, as adoções continuaram, mesmo com os desafios da modalidade online. A fila para realizar a adoção apresenta estabilidade, com 150 famílias e outras ainda em processo de acompanhamento, que já adotaram, mas não concluíram.

A maioria das famílias busca por crianças de zero a cinco anos de idade, mas hoje é possível colocar crianças de até sete anos. Outros aceitam crianças junto com o irmão.

As etapas

Segundo a assistente social judiciária Elen Tavares de Sá, depois de cumpridas as etapas de preparação, a pessoa faz a entrega dos documentos para comprovar e outros simples.

“A gente faz a avaliação social, avaliação psicológica e, após isso, tem a sentença da habilitação. Com essa sentença, ela entra na fila que chama hoje de sistema nacional de adoção. Ela pode ter a opção de se cadastrar nacionalmente, no estado de São Paulo ou somente no município”, explica a assistente social judiciária.

LEIA TAMBÉM

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios