JundiaíSaúde

Equipamentos do SAMU de Jundiaí contam com investimentos

Além da modernização, os investimentos devem melhorar o atendimento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jundiaí passa a contar com novas tecnologias para o socorro prestado aos usuários. Todas as seis viaturas operacionais estão equipadas com tablets conectados aos sistemas de registro de atendimento e de georreferenciamento.

Segundo a administração, ambos permitem o acompanhamento das ocorrências em tempo real. A melhoria foi viabilizada pela Prefeitura Municipal de Jundiaí, que recentemente investiu na troca de 100% das unidades móveis do serviço. O novo equipamento é mais uma ação direcionada para Smart City.

“Jundiaí investe em qualidade para o atendimento à população. Foi feita a renovação completa da frota e agora o investimento é realizado buscando, além da qualidade do equipamento, a eficiência. SAMU é uma referência para a região e a nova tecnologia coloca a cidade em destaque”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

A partir da tecnologia embarcada, com rastreamento por GPS, é possível acionar a ambulância mais próxima do local da ocorrência, ganhando tempo no deslocamento. Ao chegar até a vítima, todas as informações do atendimento são inseridas no sistema via tablet, tais como sinais vitais, avaliação geral, primeiro atendimento e deslocamento até a unidade de saúde indicada. O médico da Central de Regulação acompanha em tempo integral toda a ocorrência. Isso permite decisões mais ágeis e assertivas, uma vez que há o empenho de toda uma equipe.

Vantagens

O médico coordenador do SAMU, Mário Jorge Kodama, fala das vantagens que o sistema oferece. “A nova tecnologia implantada garante maior confiabilidade e agilidade nos dados transmitidos para o médico regulador, sem utilização das transmissões via rádio. Isso sem contar a economia de papel, já que, a partir de agora, todo o sistema passa a ser informatizado”, diz.

Segundo ele, o novo sistema já passou por testes e está em pleno funcionamento. “Durante o período de testes, o serviço já mostrou eficiência e agilidade. Com certeza, isso melhora muito a qualidade do serviço prestado”, relata.

O coordenador de frota do SAMU, Mario Arruda, ressalta a confiabilidade obtida por meio do sistema. “São cerca de 1.600 atendimentos ao mês, com a tecnologia conseguimos reduzir etapas e ter maior qualidade nos dados, inseridos diretamente em nossa plataforma. Isso evita o retrabalho e permite que a Central tenha acesso ao andamento da ocorrência e suas gravidades”, ressalta.

LEIA TAMBÉM

Iluminação em LED será implantada no Parque Linear de Jundiaí

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios