Ecoponto de Várzea Paulista é referência para o descarte do lixo
Local funciona de segunda a sábado e visa evitar o acúmulo de sujeira e de entulho
Não é fácil pra ninguém, especialmente pedestres, andar nas calçadas, tendo que atravessar por entulho e outros lixos. Em Várzea Paulista, os materiais de obras podem ser colocados no Ecoponto da cidade. E o serviço é gratuito.
A prefeitura explica que o Ecoponto foi pensado para destinar de maneira ambientalmente correta pequenos volumes de sobras de materiais de construção, entulho, móveis, eletrodoméstico, eletrônico e recicláveis em geral, evitando assim que esses sejam jogados de forma irregular em vias públicas, encostas e terrenos pela cidade. Todo o material a ser entregue no Ecoponto deve estar devidamente separado (triado) de acordo com sua classificação, facilitando assim a sua destinação final.
O Ecoponto fica na Rua Atroaris, 348, bairro Jardim Continente, junto à Usina de Asfalto da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Aos sábados, das 8 às 13 horas. No domingo não há expediente.
Como levar?
Cada morador pode levar até 1 metro cúbico de entulho por mês. Essa é uma quantidade significativa de material por pessoa, considerando que uma caçamba comum tem espaço para 5 metros cúbicos.
É importante ressaltar que nem tudo pode ser levado ao Ecoponto, materiais como pilhas (baterias), colas, óleos industriais, tintas, resinas, amianto, lâmpadas, lixo doméstico, hospitalar, lixo industrial e animais mortos não são aceitos entre outros. Para informações de onde esses materiais podem ser entregues o telefone é 4606-8673.
Tudo o que é recebido pelo Ecoponto tem destinação ecologicamente correta. Os recicláveis como plásticos, papel, papelão, metal, vidro, eletrodomésticos e eletroeletrônicos são retirados pela ONG Eco & Vida, e retornam para a cadeia produtiva para produção de novos materiais. Madeiras em geral são retiradas por empresas especializadas que as trituram para alimentação de fornos de secagem de cerâmicas em geral. Os entulhos de construção passam por classificação de tamanho e são disponibilizados para uso em obras de utilidade pública, como manutenção de estradas de terra, sub base de calçamentos entre outros.
Ecoponto passa a receber gesso
Empresas, prestadores de serviço e munícipes em geral contam agora com um espaço para o descarte de gesso no Ecoponto de Várzea Paulista. O material deve ser levado limpo (sem estarem contaminados com outros tipos de materiais). “A partir da implantação desse serviço, reduziu-se sensivelmente os descartes nos córregos, viários, terrenos vazios e demais áreas em perímetros urbanos”, explica o coordenador de Licenciamento Ambiental da Prefeitura.
É importante que o gesso acartonado (placas) seja levado separado de outras peças ou do material em pó. Não há limites para o recebimento do gesso.
A iniciativa, posta em prática desde o final de 2017, é resultante de uma parceria com uma empresa cimenteira, que reprocessa os resíduos de gesso, para utilização na produção do cimento. “Não está havendo custo ao município”.
Crime ambiental
Descartar qualquer tipo de material em locais inapropriados como calçadas, vielas, rios, córregos e terrenos é crime ambiental previsto na Lei nº 1931 de 28 de março de 2008 e é passível de multa de até R$ 11 mil. Quem for flagrado cometendo a infração é autuado e responde civil e criminalmente pelo ato. Para denunciar esse tipo de infração basta entrar em contato com a Guarda Municipal Ambiental pelo telefone 0800-770-0811, 24 horas.
LEIA TAMBÉM