Energia solar passa termelétrica e se torna 3ª maior fonte brasileira
Dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica
De acordo com Dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, as usinas de geração de energia Solar já somam potência instalada operacional superior à das termelétricas movidas a gás natural e biomassa.
Sendo assim, este tipo de geração de energia torna-se a terceira fonte mais representativa da matriz elétrica do Brasil, segundo levantamento divulgado pela Absolar.
Dados apontam que o Brasil conta atualmente com 16,41 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas, considerando a geração centralizada e a distribuída.
Isso representa 8,1% da matriz brasileira, atrás das fontes hídrica (53,9%) e eólica (10,8%), pelo levantamento da Absolar.
Já as termelétricas a gás natural somam 16,37 GW de potência (8,1% de participação na matriz), e as movidas a biomassa e biogás, 16,30 GW (8,0%).
Em comunicado, diretores da Absolar destacaram a competitividade da fonte, que vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil principalmente desde 2018.
A Absolar estima que a fonte solar já gerou mais de 86,2 bilhões de reais em investimentos no Brasil desde 2012, além de ter evitado a emissão de 23,6 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais