CajamarPolícia

Cajamar é alvo de operação da Polícia Federal contra lavagem e tráfico internacional de drogas

Quatro mandados expedidos pela Vara Federal de Jundiaí foram expedidos

Nesta terça-feira (2), a Polícia Federal iniciou a Operação “Blanched” para combater os crimes de lavagem de capitais e também o tráfico internacional de drogas. As cidades de Cajamar e Santana do Parnaíba, Interior de São Paulo, são alvos de cumprimentos de mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Federal, os trabalhos tiveram início após análises de informações fornecidas pelo COAF. Nelas, foram apontadas que houveram movimentaões incomum de R$ 5,2 milhões, entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020, em conta bancária na cidade de Cajamar.

Segundo a PF, os créditos realizados nessa conta eram feitos por empresas investigadas por não serem operacionais e abertas. Ainda conforme a PF, também com envolvimento de organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro e envolvimento com tráfico internacional de drogas.

As empresas no setor de cobrança, agenciamento, bebidas, administração imobiliária, comércio eletrônico e atacadista do setor de alimentos têm sedes nas cidades de São José dos Pinhais, Colombo e Foz do Iguaçu, todas localizadas no Paraná, além de Jundiaí.

Sócios identificados

Além disso,  a investigação também identificou que alguns dos sócios das empresas são beneficiários do auxílio-emergencial, “demonstrando absoluta incompatibilidade de renda com os valores movimentados”.

“Até o presente estágio da investigação, não foram encontrados quaisquer registros ou documentos – como notas fiscais, por exemplo – que justifiquem os valores movimentados”, informou a Polícia Federal.

“A importância da identificação dessas pessoas está no trabalho realizado pela Polícia Federal em desarticular o sistema financeiro paralelo que permite a movimentação e ocultação de dinheiro oriundo de crimes diversos, especialmente tráfico de drogas.”

Se condenados, os investigados podem pegar até 10 anos de prisão pelo crime de ocultação de capitais. O material apreendido serão levado à Delegacia da Polícia Federal em Campinas. Segundo a PF, a operação foi nomeada de “Blanched” porque, em inglês, significa branqueado por lavagem.

LEIA TAMBÉM

Brasil vai contar com antiviral contra varíola dos macacos, anuncia Ministério da Saúde

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios