
Nesta terça-feira (2), a Polícia Federal iniciou a Operação “Blanched” para combater os crimes de lavagem de capitais e também o tráfico internacional de drogas. As cidades de Cajamar e Santana do Parnaíba, Interior de São Paulo, são alvos de cumprimentos de mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Federal, os trabalhos tiveram início após análises de informações fornecidas pelo COAF. Nelas, foram apontadas que houveram movimentaões incomum de R$ 5,2 milhões, entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020, em conta bancária na cidade de Cajamar.
Segundo a PF, os créditos realizados nessa conta eram feitos por empresas investigadas por não serem operacionais e abertas. Ainda conforme a PF, também com envolvimento de organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro e envolvimento com tráfico internacional de drogas.
As empresas no setor de cobrança, agenciamento, bebidas, administração imobiliária, comércio eletrônico e atacadista do setor de alimentos têm sedes nas cidades de São José dos Pinhais, Colombo e Foz do Iguaçu, todas localizadas no Paraná, além de Jundiaí.
Sócios identificados
Além disso, a investigação também identificou que alguns dos sócios das empresas são beneficiários do auxílio-emergencial, “demonstrando absoluta incompatibilidade de renda com os valores movimentados”.
“Até o presente estágio da investigação, não foram encontrados quaisquer registros ou documentos – como notas fiscais, por exemplo – que justifiquem os valores movimentados”, informou a Polícia Federal.
“A importância da identificação dessas pessoas está no trabalho realizado pela Polícia Federal em desarticular o sistema financeiro paralelo que permite a movimentação e ocultação de dinheiro oriundo de crimes diversos, especialmente tráfico de drogas.”
Se condenados, os investigados podem pegar até 10 anos de prisão pelo crime de ocultação de capitais. O material apreendido serão levado à Delegacia da Polícia Federal em Campinas. Segundo a PF, a operação foi nomeada de “Blanched” porque, em inglês, significa branqueado por lavagem.
LEIA TAMBÉM
Brasil vai contar com antiviral contra varíola dos macacos, anuncia Ministério da Saúde