
O Hospital Grendacc é considerado uma referência no tratamento contra o câncer infantil na Região de Jundiaí. Uma marca expressiva foi obtida nessa semana, com o índice de mais de 80% das crianças tratadas chegam ao fim do tratamento com o fim da doença. A instituição está há seis anos com índice de cura acima desta porcentagem.
De acordo com o hospital, quando um paciente completa o tratamento no Grendacc, a superação acontece ao som das badaladas do sino da cura. Nele, pacientes, familiares, funcionários e voluntários celebram juntos a conquista.
Um dos casos de sucesso aconteceu com a jovem Marcela, de 14 anos. Em setembro do ano passado, ela recebeu o diagnóstico de um sarcoma fusocelular renal, também conhecido como câncer de rim. Ela fez sete ciclos de tratamento com quimioterapia no Grendacc, teve de ser submetida à diversas internações e, em agosto deste ano, veio a notícia tão esperada: a adolescente está curada.
A mãe de Marcela, Catarine, comemora a luta ao lado da filha.
“Eu jamais imaginaria que eu ia passar isso com a minha filha que eu carreguei nove meses, ensinei a falar, a andar, levei para a escola. Aí de repente, descubro que a minha filha está com câncer. Mas, graças a Deus, deu tudo certo”
Neste ano, sete crianças tocaram o sino, celebrando o fim do tratamento contra algum tipo de câncer.
Como descobrir o diagnóstico?
A oncologista do Grendacc, Ariane Casarim, afirma que o diagnóstico precoce é muito importante para alcançar a cura.
“A gente precisa tentar diagnosticar a criança o mais cedo possível para que o tratamento seja mais efetivo, mais brando e com menos complicações.”
LEIA TAMBÉM