Os meses de outubro e novembro são voltados para os cuidados da saúde da mulher e do homem em razão da prevenção contra os cânceres de Mama e de Próstata. Por isso em Jundiaí chegou um ônibus com as cores rosa e azul circulou na cidade e está estacionado no Paço Municipal.
O principal objetivo da ação é conscientizar a população sobre dois temas muito importantes: o Outubro Rosa e o Novembro Azul.
“É fundamental alertar a nossa população sobre a prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama e de próstata. Jundiaí é uma cidade que preza pela promoção da saúde e pelo bem-estar das pessoas, portanto, essa é mais uma das ações que caminham nesse sentido”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Etapas
A partir dos próximos dias, este ônibus irá circular pelas ruas da cidade levando, além de passageiros, a mensagem de conscientização a todos. Em outubro, a motorista será uma mulher. Em novembro, um homem. “Vamos aproveitar para colocar os veículos em pontos estratégicos e com grande fluxo de pessoas para chamar a atenção e atingir o máximo de pessoas que conseguirmos”, avalia o Gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
“O alerta é fundamental, pois o câncer de mama e de próstata são doenças com alto índice de cura caso sejam descobertas em estágio inicial. Vale ressaltar que Jundiaí atende todas as diretrizes do Ministério da Saúde e oferece suporte ao paciente do diagnóstico ao tratamento”, afirma o Gestor de Saúde, Tiago Texera.
A educadora Patrícia Almeida Carvalho veio à Prefeitura nesta manhã e parou para observar o veículo. Ao descobrir do que se tratava, aprovou a iniciativa. “O ônibus ficou muito bonito, além de ser mais uma forma de alertar as pessoas. A iniciativa é ótima”, comenta.
“Essa é mais uma das diversas ações realizadas pelo município para chamar a atenção para causas importantes. Além das campanhas, Jundiaí está preparada para atender integralmente a nossa população”, diz o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
LEIA TAMBÉM
Grendacc de Jundiaí tem mais de 80% de cura do câncer infantil