Campo Limpo Paulista prepara programação do Outubro Rosa
Exames e diversas iniciativas para alertar contra o câncer de mama serão feitas

Campo Limpo Paulista deu início a uma programação especial da campanha Outubro Rosa. O objetivo de alertar a todas as mulheres a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce da doença.
Os trabalhos começaram nessa quinta-feira (6), com a solicitação e agendamento de mamografia ou ultrassonografia pelos enfermeiros e médicos nas unidades básicas de saúde para pacientes com indicação para realizar os exames.
De acordo com a prefeitura, em todas as semanas de outubro, serão feitos mutirões para a realização das mamografias e ultrassons solicitadas. E em todas as terças-feiras do mês, das 13h às 16h na UBS Vera Regina, a Drª Paula fará a inserção de DIU para quem fez solicitação ou tem indicação médica.
Já no dia 15, das 8h às 14h, acontece o DIA D nas UBSs do São José, Botujuru e Central. No dia terá um café de boas vindas, um acolhimento para mulheres com queixas ginecológicas, coleta de citologia oncótica (papanicolau), solicitações de ultrassonografia e mamografia e para finalizar, uma roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama.
E para fechar, no dia 19, no Ginásio do Nenezão às 8h, acontece um aulão de dança e ginástica. As participantes podem ir com roupas rosa em alusão ao Outubro Rosa.
Entenda sobre a doença
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
Uma das maneiras de se identificar o câncer de mama, é através da mamografia. A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas, onde é fornecido imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha algum sintoma. O diagnóstico precoce do câncer é um dos principais aliados para uma maior eficácia no tratamento.
LEIA TAMBÉM
Campanha ‘Outubro Rosa’ de prevenção ao câncer de mama terá início em Itupeva