JundiaíSaúde

Depois de quase 120 anos, Hospital São Vicente recebe o primeiro AVCB

Todas as regras de combate e prevenção a incêndios passam a ser seguidas

Desde que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) foi implantado, escolas, estabelecimentos, prédios públicos e hospitais precisaram se adaptar as normas com o objetivo de evitar maiores danos provocados pelos incêndios. Mas no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí, em quase 120 anos de existência, enfim o AVCB será obtido.

O documento certifica que a unidade cumpre todas as regras de combate a incêndios e, portanto, está habilitada para a circulação e a permanência de pessoas.

Créditos: Divulgação/HSV

“Nestes últimos quase seis anos o São Vicente sempre investiu muito em gestão estratégica, tecnologia, assistência, infraestrutura e equipamentos, mas também em segurança, o que é primordial para um prédio centenário como o nosso. Foram investimentos importantes e constantes neste quesito, com total apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí e empenho da nossas equipes internas de segurança e manutenção predial. Para um prédio que vai completar 120 anos, é um reconhecimento importante receber neste momento o seu primeiro AVCB”, ressalta Matheus Gomes, superintendente do HSV.

O superintendente enumera algumas das melhorias realizadas nestes últimos anos. “Dentre os avanços, trocamos todo o telhado que estava em condições precárias, investimos em novos geradores, ampliamos a rede de hidrantes,  modernizamos a estrutura elétrica, novos transformadores, sistema de combate a incêndio, implantamos portas corta-fogo permitindo o isolamento das unidades em casos de incêndio, gerando um tempo maior para salvar vidas, implantamos brigada interna contra incêndio, novo sistema de proteção contra descargas elétricas atmosféricas (SPDA) dentre outras ações. Enfim, todas as melhorias foram possíveis a partir de investimento de recursos em pontos certos e muito planejamento”, comemora.

Comemoração

O engenheiro de Segurança do Trabalho do HSV, Ibere Ferraz, enfatiza que a conquista da certificação envolveu diversas fases, tais como aprovação do plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), execução do plano, vistorias, apresentação de documentos e outras etapas até que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do município emitisse o atestado.

“Além de garantirmos a segurança dos usuários, os requisitos estabelecidos visam dificultar a propagação do fogo, reduzindo danos ao meio ambiente, ao patrimônio e  principalmente à vida, proporcionar meios de controle e extinção de incêndios, dar condições de acesso para as ações do Corpo de Bombeiro em caso de fogo e garantir a continuidade dos serviços nas edificações”, explica.

“No Estado de São Paulo, o AVCB pode ter validade de 1 a 5 anos, dependendo da finalidade para qual a edificação é usada. No nosso caso, tivemos a aprovação de validade de 3 anos, requerendo após este período, a renovação do documento”, diz Ibere.

Conforme determina a lei, o documento vigente está disponível em todos os acessos do HSV.

LEIA TAMBÉM

A conta de água da DAE Jundiaí está de cara nova

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios