Campo Limpo PaulistaJundiaíLouveiraTransportesVárzea Paulista

Acordo para a construção do Trem Intercidades é assinado pelo Governo de SP

Novo modal será responsável por ligar Campinas à São Paulo, com passagem por Jundiaí

O sonho para que o Trem Intercidades (TIC) enfim saia do papel parece que está cada vez mais próximo. Nessa sexta-feira (4), o governador Rodrigo Garcia (PSDB) assinou o acordo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura para destravar a licitação do projeto. O TIC vai ligar São Paulo a Campinas, mas com passagem por Jundiaí e Região.

De acordo com o Governo de São Paulo, com a assinatura, o Governo de São Paulo terá as condições necessárias para viabilizar a implantação e a operação do TIC Eixo Norte, e poderá lançar o edital da licitação da parceria público-privada.

Por meio da iniciativa, o Estado garante que a futura concessionária do TIC Eixo Norte assumirá os direitos e as obrigações da CPTM, que se relacionam ao trecho ferroviário da Linha 7. O objetivo do acordo, portanto, é encaminhar diretrizes para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Assim irá nortear as ações necessárias à implantação do TIC Eixo Norte e das segregações entre trilhos de cargas e de passageiros, em especial por meio da prorrogação antecipada do contrato de concessão da MRS Logística S.A.

Entenda o projeto

O projeto TIC Eixo Norte compreende inicialmente o eixo entre os municípios de Campinas, Jundiaí e São Paulo, sendo constituído por três eixos: Serviço Linha 7, com 35,2 km, integrado ao sistema metroferroviário, ligando a estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo, ainda, as cidades de Caieiras e Franco da Rocha; Serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros, com 66 km.

Ele unirá Francisco Morato a Campinas, atendendo, ainda, as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí e Louveira; e Serviço de transporte ferroviário intermunicipal de passageiros, expresso, com 101,2 km, ligando a cidade de São Paulo (estação Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário.

LEIA TAMBÉM

Mais de 40 brasileiros superinteligentes são descobertos por empresa internacional

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios