
O Novembro Azul prossegue com a campanha de alertar contra o câncer de próstata e da saúde do homem em geral. E para estimular que o homem se cuide, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, todas as unidades de saúde realizam iniciativas para acolher e alertar sobre a importância de acompanhamento para prevenir e tratar doenças.
“A preocupação com o câncer de próstata é grande, considerando que é o mais frequente na população masculina. Contudo, também é importante que os homens fiquem atentos e procurem atendimento para prevenir outras doenças. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Clínicas da Família, estamos com um protocolo para conscientização e atendimento, que inclui exames para diagnósticos, além de incentivo aos hábitos saudáveis”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Nos equipamentos, após atendimento com equipe de enfermagem, onde são aferidos a pressão arterial, o peso e a altura, são solicitados exames como de glicemia, colesterol, entre outros, e, a partir de avaliação, o PSA (antígeno prostático específico). Também são agendadas as consultas médicas necessárias.
De acordo com a prefeitura, neste ano, somente em tratamento contra o câncer de próstata, o Município registra 594 homens, sendo 40 em radioterapia, 25 em quimioterapia e 529 em hormonioterapia.
LEIA TAMBÉM
Casos de Covid-19 faz Prefeitura de Barretos entrar em alerta