Peixe-português raro é flagrado nadando no Litoral de SP
Um mergulhador e fotógrafo que estava na Laje de Santos registrou o momento
A natureza deu o ar da graça com a presença de um exótico e raro peixe-português no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, Litoral de São Paulo. Segundo informações, o peixe-português (Nomeus gronovii) que estava ao lado de uma caravela-portuguesa (Physalia physalis).
A imagem foi registrada pelo mergulhador e fotógrafo Leonardo Maronezi, na segunda-feira (14). Ele fazia um intervalo de superfície, que é a pausa entre um mergulho e outro, quando avistou a caravela-portuguesa e fez o registro da foto. No entanto, também registrou a presença do peixe e não escondeu a emoção e alegria, já que há quase 30 anos ele nada no local.
O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é o primeiro parque marinho do estado de São Paulo e foi criado em 1993. O objetivo é conservar uma área de 5 mil hectares, ficando a 45 Km da Costa.
O peixe-português
Segundo especialistas, a espécie é da Nomeus gronovii, popularmente conhecida como peixe-português e possui estado de conservação pouco preocupante. O peixe-português é comum no Golfo do México, no Caribe, no Mar Mediterrâneo e no Mar Vermelho. Mas ele teria sido visto no Canal de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.
O peixe-português se alimenta de plâncton e restos de comida deixados pela caravela-portuguesa, que também serve de refúgio dos predadores. Mas com o passar do tempo e quando cresce, o peixe passa a habitar oceanos abertos, podendo viver entre 200 e 1000 metros de profundidade na fase adulta.
No Brasil, a espécie é extremamente rara no Brasil. Por isso é considerado exótico.
LEIA TAMBÉM
Pesca irregular em Santos e São Vicente é flagrada pela Polícia Ambiental