Educação volta a recomendar o uso de máscaras e prefeitura de Campo Limpo busca reforçar a necessidade de tomar a vacina
A Região de Jundiaí vivem uma nova alta de casos
Por causa do novo aumento de casos de Covid-19 pelo Estado de São Paulo, a Secretaria de Educação voltou a recomendar a necessidade do uso da máscaras, em todas as escolas públicas e particulares e universidades. Além disso, prefeituras da Região de Jundiaí insistem na necessidade de tomar a dose de reforço da vacina.
Na Região de Jundiaí, além de Jundiaí, Campo Limpo Paulista também está sofrendo com o novo aumento de casos do coronavírus. No município, a prefeitura informa que enviou um comunicado aos pais para que as máscaras sejam usadas dentro da sala de aula.
Além disso, Campo Limpo faz um alerta para que pessoas não vacinadas e as que não tomaram as doses de reforço (terceira e quarta) procurem as Unidades Básicas de Saúde da cidade para se imunizarem contra a Covid-19. O Hospital das Clínicas do município realizou 64 testes de Covid-19 e destes, 20 casos foram confirmados nesta última segunda-feira (21).
A secretária de Saúde, Alynne Sousa, diz que a situação é preocupante, pois os reforços são essenciais para manter os níveis de proteção contra a doença. E no município a procura para essas doses está baixa. “Quando não há o esquema vacinal completo, fica ainda mais agravante as situações. Aqui na nossa cidade, por exemplo, as duas pessoas que estão internadas, não tomaram as doses de reforço.” Alynne ainda enfatiza, “não podemos esquecer tudo o que enfrentamos e as consequências da pandemia que ainda estamos vivendo. Concluir o esquema vacinal completo é importante”.
De acordo com os dados do Governo do Estado de São Paulo, através do Vacina Já, em Campo Limpo Paulista, até esta segunda-feira (17), 42.655 pessoas receberam a terceira dose, que é equivalente ao primeiro reforço. Já a quarta dose, que é o segundo reforço, está sendo aplicada para pessoas acima de 18 anos e alcançou 17.200 munícipes.
Como e onde se vacinar
Os imunizantes estão disponíveis nas cinco Unidades Básicas de Saúde da cidade e também no Ambulatório Central . Para ser vacinado, é preciso apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e a carteira de vacinação (se tiver). Não é necessário agendar, basta ir até um desses locais de segunda à sexta-feira, das 7h às 15h (exceto para crianças entre 3 e 4 anos que têm dia e local específico para se vacinar).
Vacinação para crianças de 3 e 4 anos:
– Terça-feira: Ambulatório Central e UBS Botujuru;
– Quinta-feira: UBS Parque Internacional, UBS São José e UBS Vera Regina;
– Sexta-feira: UBS Pau Arcado
Nota da Secretaria de Estado da Educação
“Devido ao aumento dos casos de Covid-19, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) recomenda a utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, como ambientes fechados, transporte público e locais com grande concentração de pessoas, de acordo com o decreto estadual n 66.575/2022.
Todas as escolas da rede seguem os protocolos sanitários, como higienização constante das mãos, higienização e ventilação dos ambientes, identificação e afastamento dos casos e monitoramento de seus contatctantes. Se houver caso de estudante ou professor suspeito (2 ou mais sintomas) ou confirmado para Covid-19, este deve permanecer em isolamento por cinco dias, conforme orientação médica.
Orienta-se também às unidades escolares que, na ocorrência de casos, estes sejam notificados à Vigilância Sanitária do município. As escolas também devem seguir orientações específicas da Vigilância.
A Seduc-SP repassa recursos diretamente às unidades de ensino, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola )PDDE Paulista), para aquisição de materiais e itens de higiene necessários ao cumprimento dos protocolos sanitários.
O número de casos notificados pelas escolas podem ser conferidos no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 (SIMED). Clique aqui.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí registra aumento expressivo no número de internados por Covid