JundiaíSaúde

Centro de Jundiaí recebe fiscalização da Prefeitura e do Exército

A intenção é mapear áreas com a presença do mosquito Aedes Aegypti

Equipes da Prefeitura de Jundiaí, junto com soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy, iniciaram nessa quinta-feira (24) uma ação conjunta para orientação e combate às arboviroses na região central. A principal missão da fiscalização é descobrir e eliminar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, hepatites e chikungunya.

Segundo a administração, além da busca de possíveis criadouros do mosquito, o foco da iniciativa orienta para os cuidados necessários. A chegada da estação mais quente do ano tem como característica, períodos mais quentes e mais chuvosos. E é nesta época é que o ciclo do mosquito (ovo, larva, pupa e mosquito adulto) pode se completar em sete dias.

“A eliminação dos recipientes que podem acumular água é a forma eficiente de combater o vetor transmissor das arboviroses. Ao longo do ano, percorremos várias regiões da cidade e, neste momento, estamos enfatizando as orientações no Centro por ser um local de grande circulação de pessoas, com imóveis grandes e antigos. É importante iniciarmos agora a eliminação dos criadouros para que, no próximo verão, tenhamos um ambiente livre do mosquito. As arboviroses são doenças graves e que podem levar ao óbito”, ressalta a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

Diversos comércios foram vistoriados e os comerciantes, além de apoiar, também colaboraram com a vistoria.

Programação

Nesta sexta-feira (25), as vistorias continuam no Centro, das 9h às 11h. Ainda dentro da programação da Semana Estadual, a VISAM prossegue até sábado (26) com a “barraca educativa”, na praça Governador Pedro de Toledo, que aborda o ciclo biológico do Aedes aegypti, condutas para eliminação dos criadouros e orientação sobre os sintomas das arboviroses.

Em Jundiaí, segundo último balanço, 2022 acumula 853 casos de dengue, sendo 634 autóctones e 219 importados; 5 casos de chikungunya importados; e nenhum caso de zika.

LEIA TAMBÉM

Procon de Jundiaí se prepara para mais uma Black Friday

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios