Com o fim da pandemia, empresas de turismo voltam a investir na Black Friday
Turismo brasileiro investiu, em outubro de 2022, 38.8% a mais em anúncios na internet do que no mesmo período de 2021

A tão esperada Black Friday está mais próxima do que nunca e empresas de diversos setores lutam para encontrar um espaço em meio à concorrência. Um dos mercados mais aguardados é o turismo. Após dois anos de restrições de isolamento, as empresas da área voltaram a investir na famosa data de promoções. De acordo com um estudo produzido pela Semrush, plataforma líder mundial em gerenciamento de visibilidade online, o Turismo brasileiro investiu, em outubro de 2022, 38.8% a mais em anúncios na internet do que no mesmo período de 2021. É a quarta área que mais produziu propagandas no último mês (5.381.755).
“O turismo foi um dos setores que mais sofreram com a pandemia. Com voos cancelados, praias, parques e comércios fechados, as pessoas não viam razões para viajar e as empresas da área passaram a diminuir a propaganda. O setor está voltando com tudo e isso está se refletindo nos investimentos para a Black Friday”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Apesar da alta, o Varejo segue no topo em números de anúncios para a data, foram 204.434.810 em outubro de 2022, um aumento de 132.8% em relação ao ano anterior. Outros setores que ganharam destaque foram o Automotivo, com um aumento de 135.1% em investimento, além do Entretenimento (+128.7%) e Esportes (+39.2%). Enquanto isso, as empresas que diminuíram propagandas digitais para a data foram Moda (-30.4%) e Games (-85.7%)
“Ao mesmo tempo que o Turismo aumentou seus anúncios, podemos notar que empresas de Games tiveram uma grande queda. Como as pessoas estão mais na rua, elas acabam deixando os costumes caseiros de lado, como é o caso dos jogos online”, analisa Casagrande.
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