Lesões no futebol: tecnologia ajuda a otimizar performance de atletas com mais segurança, explica médica do esporte do SPFC
No segundo episódio da websérie “Fora de Campo”, Bruna Bosco, conta como os avanços nesse campo tem ajudado a aumentar a performance das atletas
A tecnologia vem avançando no futebol não apenas dentro de campo, deixando a arbitragem cada vez mais precisa, mas também fora dele, no cuidado da saúde dos atletas, especialmente na prevenção de lesões. Esse é um dos temas abordados no 2° episódio da série produzida pela Fundação Estudar, estrelado por Bruna Bosco, médica do exercício e do esporte formada pela Universidade de São Paulo (USP), responsável pelas categorias de base do futebol feminino do São Paulo F.C. e sócia-fundadora do “Nossas Docas Medicina Esportiva”.
De acordo com Bosco, os avanços científicos da medicina do esporte permitem conciliar o máximo do rendimento dos atletas em campo com cada vez menos lesões . “Hoje, a gente tem uma ciência do esporte que nos permite quantificar a minutagem daquela atleta, quanto ela correu em jogo. E tudo isso a gente consegue conciliar com os dados de todos os departamentos e, assim, medir se ela precisa reduzir algum volume nos treinamentos, por exemplo ”, destaca.
Ao todo, a série “Fora de Campo: Futebol Na Prática” terá seis episódios , com duração de 10 minutos. Cada um deles aborda a rotina de especialistas em áreas distintas com entrevistas leves e dinâmicas. Toda semana, sempre às terças-feiras, um novo capítulo vai ao ar no portal Na Prática e no canal do YouTube, ambos mantidos pela Fundação Estudar.
Além do depoimento de Bruna Bosco, a série conta com entrevistas de Ricardo Dias, especialista em Marketing, co-founder da Adventures e membro do conselho consultivo do Cruzeiro; Júlia Vergueiro, empreendedora e sócio fundadora da Nossa Arena e a sócia-presidente do Pelado Real FC, escolinha dedicada exclusivamente a formar jogadoras; Eduardo David Formado em Marketing pela ESPM e coordenador do projeto Embaixadas e Consulados do Flamengo; e Thiago Silveira, fundador da Owl Stats, empresa focada em análise de dados e performance de jogadores e clubes de futebol, formado em administração pela London College, e que atua há 12 anos na área e Wesley Melo, diretor financeiro do Corinthians.
VEJA TAMBÉM: Brasil perde Gabriel Jesus e Alex Telles para a Copa do Mundo