JundiaíSaúde

Banco de Sangue de Jundiaí pede doações de sangue

O risco é que haja a queda de estoque nas festas de fim de ano

Doadores de sangue estão sendo procurados pela Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) de Jundiaí. O motivo se deve ao risco de que haja uma queda no estoque nesta época de festas de fim de ano. É justamente na temporada que o banco costuma registrar queda de 70% nas doações. Por isso o pedido é por doação de sangue.

De acordo com a Colsan, o local tem a capacidade para atender 100 doadores por dia e o número neste período permanece em torno de 70 por dia. Na contramão deste número, são 100 novos pedidos de sangue diariamente dos oito hospitais, da cidade e região, que o banco atende. Principalmente no caso do Hospital São Vicente (HSV), que possuí a maior demanda.

“Devido aos deslocamento de várias pessoas, ocorre um aumento dos acidentes automobilísticos e com isso aumenta também o consumo, nessa época do ano”, explica o médico da Colsan, João Augusto Fernandes.

“Sempre o doador de sangue é super bem-vindo porque sem ele, grandes cirurgias, tratamento de câncer, tratamento politraumatizados, não conseguiriam ser bem feitos sem a colaboração do cidadão que faz o ato solidário”, afirma o médico.

 

Ainda segundo a associação, uma doação pode salvar até quatro vidas, pois uma bolsa de sangue de 450 ml é possível produzir: plasma, plaquetas, criopicipitado e concentrado de hemácias. Nesta época, principalmente sangues do tipo O positivo e O negativo são os mais requeridos para a Colsan.

Para a analista fiscal, Mariane Viera, o sentimento da doação é diferente. “Acho que a sensação de a gente ajudar o próximo, fazer o bem e poder contribuir com um pouquinho que a gente puder, a sensação é mais gratificante. Me deixa muito feliz”.

Saiba como doar:

  • É necessário portar um documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos;
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação
Intervalo entre as doações:

Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses;
Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses;

O processo entre recepção e sala de lanche leva de 40 a 50 minutos. A Colsan está localizada na Rua XV de Novembro, 1848 – Vila Municipal, Jundiaí. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4521-4025.

LEIA TAMBÉM

Câncer de pele é mais frequente na cabeça e pescoço

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios