
Pela terceira vez em dezembro, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) de Jundiaí realizou a captação de órgãos. Segundo o hospital, a doação ocorreu por meio da autorização da família de um homem de 40 anos, na quinta-feira (22).
O HSV informa que foram captados, o coração, pulmões, rins, fígado e córneas foram captados. A pessoa que receberá o coração doado está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há seis meses.
O maior índice de potenciais doadores está na faixa etária dos 18 aos 34 anos, vítimas da violência urbana e acidentes de trânsito.
Com a doação realizada nesta quinta-feira, a Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) do Hospital São Vicente chega ao total de dez doadores no ano, sendo que 45 pacientes tiveram morte encefálica confirmada, o que é quesito para a doação.
Dos 45 pacientes, sete não concretizaram a doação por recusa familiar e outros 28 por contraindicação ou ausência de responsável legal.
Em 2021, foram 44 pacientes com morte encefálica e 15 doações concretizadas, 14 famílias recusaram a doação e 29 tiveram contra-indicação. Em números de órgãos, 2022 chega a 51 órgãos doados, frente a 85 do ano anterior.
A doação é realizada a partir da confirmação da morte encefálica, validada por uma série de exames e com o consentimento da família.
LEIA TAMBÉM
Duas captações de órgãos são feitas no Hospital São Vicente nesta semana