Medicina preventiva na era da saúde digital
Telemedicina veio pra ficar! Auxiliando no cuidado com a saúde e disponibilizando atendimento médico na palma da mão
Pode parecer atual de mais gando falamos em medicina digital, mas seu início foi em 1950 com a digitalização dos documentos, a princípio nos Estados Unidos. Mas foi em 2000 que a medicina digital começou a ganhar seu espaço, com nova implementação médica que tinha respaldo na área da informática.
Atualmente a saúde sofreu efeitos que o ajudam a levar o bem-estar para seus pacientes da mais variada forma, além de ter qualidade e eficácia em diagnósticos difíceis.
Dessa forma, a medicina digital está sendo construída no Brasil. Na pandemia da covid-19, pudemos perceber o crescimento no atendimento virtual a “telemedicina”. Com dispositivos que já são utilizados no cotidiano do paciente, a conexão com a internet permitiu à medicina digital avaliar seus pacientes em tempo real.
Além do benefício do atendimento a distância, a saúde digital aponta uma maior facilidade mediante a tecnologia usada como aliada para a saúde. Promovendo um maior acesso aos serviços de saúde, principalmente em território brasileiro.
O que era inviável, se torna realidade com a tecnologia
Entre os maiores benefício é a redução de custos: com a variedade de softwares para a área médica, a redução aliada à otimização é uma realidade. Apontando assim, uma velocidade e agilidade nos atendimentos.
Outro benefício é promover a eficiência no prontuário do paciente, que ao ser digitalizado, permite a disponibilidade em um banco de dados que pode ser acessado por todo médico cadastrado.
Desse modo, torna-se possível ter a opinião de diversos médicos e repassar os resultados dos exames, para um melhor tratamento, sendo mais eficaz e direcionado ao paciente.
Em um futuro próximo, a melhoria do serviço vai permitir padronizar e amparar o usuário, levando para todos os cidadãos que desejarem os novos cuidados dentro de sua rotina médica.
VEJA TAMBÉM: Conheça os 7 benefícios da corrida para saúde