Política

Lula se encontra com presidente da Argentina

Esta é a primeira viagem internacional do presidente após tomar posse

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (23) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em solo argentino. Esta é a primeira viagem internacional de Lula após tomar posse como presidente do Brasil. Além disso, ele também vai se reunir com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Entre os temas abordados está a criação de uma moeda única para a América do Sul.

No encontro haverá a assinatura de atos bilaterais e uma declaração conjunta à imprensa na Casa Rosada, sede do governo argentino. Lula e Maduro estão na Argentina para a reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para esta terça (24). O Brasil voltou a participar da Celac com a troca de governo.

Segundo o Planalto, a comitiva presidencial é formada por seis ministros:
  • Mauro Vieira (Relações Exteriores);
  • Fernando Haddad (Fazenda);
  • Nísia Trindade (Saúde);
  • Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência);
  • Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); e
  • Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).

Na terça-feira (24), Lula participação da 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Há a expectativa de encontros bilaterais com os países que solicitaram, mas essas agendas ainda não foram divulgadas.

Segundo o secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, a escolha de um país da América do Sul para a primeira viagem internacional de Lula busca passar a mensagem de que o Brasil quer retomar os laços com a região.

Ainda segundo o Planalto, diversos temas serão tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos.

LEIA TAMBÉM

Deputados do PT entram com representação criminal contra Bolsonaro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios