SaúdeSaúde & Bem-Estar

Ministério da Saúde anuncia campanha com vacina bivalente contra a covid-19

Vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (26) o plano de vacinação contra Covid-19 para 2023. A primeira etapa, começa em 27 de fevereiro.

Na primeira etapa do calendário, doses de reforço serão aplicadas em pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidas, moradores de lares de longa permanência, indígenas e quilombolas.

Em uma segunda fase, receberão o reforço pessoas na faixa etária entre 60 e 69 anos. Na terceira etapa, será a vez de gestantes e puérperas e, na quarta fase, os profissionais da saúde.

Segundo Éder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreviníveis a ideia é dar a bivalente para quem já tem pelo menos duas doses. Dessa forma, quem só tomou uma dose até agora, vai ter que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina para estar apto a tomar a bivalente.

O que é bivalente?

O termo bivalente é qualificado para o imunizante atualizado contra a covid-19. Ou seja, é capaz de proteger a cepa original do Sars-Cov-2, mas também a variante Ômicron em suas subvariantes BA.1, BA.4 e BA.5.

Crianças

O ministério garantiu para fevereiro a antecipação de 8,5 milhões de doses da Pfizer baby, 9,2 milhões de doses da Pfizer pediátrica, 2,6 milhões de doses da CoronaVac (no total – já foram entregues 750 mil).

VEJA TAMBÉM: Boate Kiss: dez anos depois da tragédia, ninguém foi responsabilizado

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios