Saúde

Saiba o que é a iniciativa do Dia Mundial do Combate ao Câncer

Um dos perigos envolve a região da cabeça

No sábado (4), foi lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, onde a necessidade da proteção, cuidados e tratamentos contra a doença são reforçados. E um dos perigos lembrados por diversos especialistas é com o câncer na região da cabeça.

A iniciativa do Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da campanha é aumentar a conscientização e prevenção da doença, a fim de disseminar à população, informações sobre o diagnóstico precoce e controle do câncer.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostram que 43 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de cabeça e pescoço no Brasil, todos os anos. De acordo com o médico cirurgião especialista em cabeça e pescoço, Dr. Rogério Dedivitis,

“Os hábitos e o estilo de vida das pessoas podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Os tipos de cânceres mais comuns nessa região são: de boca ou cavidade oral, tireoide, laringe, orofaringe, faringe, cavidade nasal ou seios paranasais, pele e glândulas salivares”.

Ainda de acordo com o médico, “o câncer é o nome dado a um conjunto de várias doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem órgãos e tecidos. Essas células se dividem rapidamente e são agressivas e incontroláveis, determinando na formação de tumores, que podem se espalhar para outras regiões do corpo”.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. ”Quando se encontram em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Mas se aparecem nos tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase”.

Prevenção

Não fumar, adotar uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, realizar exame preventivo, evitar bebidas alcóolicas, manter hábitos sexuais seguros, vacinar-se, evitar exposição excessiva ao sol e agentes cancerígenos, fazer check-up anual.

LEIA TAMBÉM

Câncer do intestino: Hospital de Jundiaí passa dicas de como se prevenir

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios