Investimentos em parques e espaços de lazer ampliam a qualidade de vida
A cidade de Jundiaí ocupa a primeira posição no ranking das “Melhores Cidades do Brasil”, desenvolvido pela Austing Rating, em parceria com a Editora Três e Revista IstoÉ

Além da pujança econômica, a cidade de Jundiaí se destaca cada vez mais pela qualidade de vida de seus moradores. Alinhada com as mais modernas políticas de sustentabilidade e promoção de saúde, a Prefeitura tem feito investimentos em parques urbano e espaços públicos de lazer para a prática esportiva ao ar livre.
Além dos parques que já se consolidaram como equipamentos de lazer, como o Mundo das Crianças, Parque da Cidade e Jardim Botânico, existem ainda as Praças Família e Pet e as academias ao ar livre, implantadas em todas as regiões da cidade. Em 2022, por exemplo, foram inaugurados o Parque Linear Gonçalo de Souza e Espaço Família e Pet, no Parque da Represa, e o Parque Urbano Santa Gertrudes.
O fato de Jundiaí ser uma referência em qualidade de vida está comprovado nos números. Em 2022, apenas no Parque da Cidade e no Mundo das Crianças, o público total foi de mais de 715 mil pessoas. Nesse montante estão visitantes de 392 cidades, 24 estados e seis países diferentes, como a Argentina, Canadá, EUA, França, Paraguai e Reino Unido. Além disso, os equipamentos ainda são recheados de atividades esportivas e culturais que fomentam a participação da população ao longo do ano.
Localizada entre São Paulo e Campinas, Jundiaí cresce de forma equilibrada. Isso acontece pelos investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana, além do lazer. Este equilíbrio, aliado a conceitos sustentáveis, rendeu ao município a 2ª colocação no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC_Br) em desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cidade ostenta o 4º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.
Além disso, é o município do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Ou seja, oferece retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos arrecadados, segundo a 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM).
VEJA TAMBÉM: Mutirão de cirurgias eletivas completa um mês



