Perda de massa muscular e óssea em idosos pode ser controlada com exercício físico
Atividade física regular pode retardar a perda nessa faixa etária
Com o envelhecimento, a necessidade da atividade física se torna ainda maior, dado ao ponto da perda de massa e força muscular. Parte dessa redução é causada pela falta de atividade física e pela redução nos níveis de hormônio do crescimento e de testosterona, que estimulam o desenvolvimento muscular.
Além da perda de massa muscular, os ossos também perdem massa com a velhice. Eles se tornam menos densos porque a quantidade de cálcio e vitamina D que o corpo absorve dos alimentos diminui.
Mas a perda de massa muscular e óssea pode ser controlada por meio do exercício físico regular. Quer saber outros benefícios da atividade na melhor idade?
- Fortalece o sistema imunológico;
- Previne hipertensão e diabetes;
- Melhora o equilíbrio;
- Reduz a progressão;
- Incidência da doença de Alzheimer;
- Reduz os sintomas da depressão.
Além disso, outro benefício vem acompanhado de aulas realizados em grupo, melhorando a sociabilidade, favorecem a interação entre os membros e tornam a prática mais divertida.
Muitos idosos acabam fazendo amigos e criando novos ciclos sociais, o que colabora muito no combate aos sintomas da depressão.
Por fim, é bom lembrar que a frequência de atividades deve ser de pelo menos três vezes por semana e sempre com a orientação de um profissional de educação física, para prevenir o risco de lesões e manter a frequência cardiovascular adequada ao condicionamento físico do idoso.
VEJA TAMBÉM: Rejuvenescimento coreano: nova técnica para dar beleza e saúde para a pele