Louveira inaugura o Centro de Educação Ambiental Tabarana
O espaço terá aulas e oficinas levando conscientização sobre a preservação do meio ambiente

Estudantes e moradores de Louveira passam a contar com um espaço que estimula a conscientização e preservação do meio ambiente. Foi inaugurado na terça-feira (28), o Centro de Educação Ambiental Tabarana e o objetivo do espaço é compartilhar conhecimento sobre o meio ambiente para todos os moradores.
A ação é coordenada pela Secretaria de Gestão Ambiental e faz parte da programação de aniversário de 58 anos de Louveira, Além disso, foi lançado juntamente com a inauguração do espaço, o projeto Taba Ecobag.
“Cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso presente e das futuras gerações. Esse novo espaço vai proporcionar conhecimento sobre a natureza para todas as idades. A inauguração do Centro de Educação Ambiental Tabarana tem tudo haver com o trabalho da gestão, no qual sempre buscamos realizar investimentos ecologicamente corretos. Essa é mais uma grande conquista para Louveira, um espaço aberto para todos os moradores”, disse o prefeito, Estanislau Steck.
Funcionamento
O Centro de Educação Ambiental Tabarana está localizado na Avenida José Mamprim, n°110, no bairro Colina da Bela Vista. O local vai proporcionar cursos gratuitos, palestras e apresentação de filmes relacionados ao cuidado com o meio ambiente. A estrutura também contará com um viveiro de mudas de espécies nativas, no qual, em uma ação integrada da Secretaria de Gestão Ambiental, Assistência Social e Saúde, vai realizar medidas educacionais com idosos e adolescentes, além de servir para pessoas cumprirem medidas socioeducativas.
“Falar do Centro de Educação Ambiental Tabarana é falar também de união. Todas as Secretarias se empenharam para que ocorresse a inauguração do espaço que promove o bem-estar dos moradores, da fauna, da flora, da água e do ar de Louveira”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.
O espaço conta com uma área destinada para compostagem de resíduos alimentares. A Secretaria de Gestão Ambiental estuda realizar parcerias com restaurantes da cidade que se interessem em encaminhar restos de alimentos para serem utilizados na produção de composto orgânico, o qual será utilizado para produção de mudas de espécies nativas que serão usadas nos plantios de árvores em áreas urbanas, reflorestamentos, e para o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).
O local está aberto para a população de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Taba Ecobag
Ainda nesta terça-feira (28) no Centro de Educação Ambiental Tabarana, foi lançado o projeto Taba Ecobag. Promovendo solidariedade e sustentabilidade, a população poderá trocar 1 litro de leite por sacolas recicláveis que serão confeccionadas a partir de lonas reutilizáveis, dando assim a destinação ambiental correta.
Todo o conteúdo será destinado para pessoas e entidades atendidas pelo Fundo Social.
LEIA TAMBÉM
Inscrições para Auxílio Viagem vão até esta semana em Várzea Paulista