AgriculturaJundiaí

Governo Federal dá Indicação Geográfica à Uva Niágara de Jundiahy

A demanda foi pedida em 2009, mas o reconhecimento só aconteceu no último dia 4 de abril

A agricultura e a cultura de Jundiaí e Região foram agraciados com um importante reconhecimento. A Uva Niagara de Jundiahy recebeu a Indicação Geográfica na categoria de procedência, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do Governo Federal. O reconhecimento foi oficializado no dia 4 de abril, mas a primeira reunião para iniciar a demanda ocorreu há 14 anos, em 2009.

A escrita com as letras “h” e “y” começou a ser utilizada entre o final do século 19 e início do século 20, onde a uva era cultivada em uma área que chamava Jundiahy. Antes ela composta pelos municípios Jundiaí, Louveira, Itupeva, Jarinu e Itatiba, mas que posteriormente se desmembraram.

A história surgiu após uma mutação da uva branca, descoberta em 1933 por Antônio Carbonari. A indicação geográfica de Jundiahy é a 102ª brasileira registrada no INPI. Segundo a Associação Agrícola de Jundiaí, os cinco municípios reúnem entre 700 e 800 produtores de uva.

“A ideia é atrair mais turistas à região e despertar o interesse pela Niagara rosada de Jundiahy, que compreende todas essas cidades. É uma alegria muito grande receber essa notícia, que vai estimular muito todos os produtores rurais”, afirmou o presidente da Associação, Rene José Tomasetto.

LEIA TAMBÉM

Show da banda Kiss é interrompido após vocalista passar mal

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios