JundiaíSaúde

Pressão alta é tema de atividades nas UBSs de Jundiaí

Um em cada quatro brasileiros sofre deste mal, que pode provocar a morte

Um dos perigos para o brasileiro é a hipertensão, também conhecida como pressão alta. De acordo com o Ministério da Saúde, um a cada quatro adultos no Brasil sofre da doença. Por isso, no Dia Nacional de Combate à Hipertensão, celebrado quarta-feira (26), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça o alerta para prevenir e também para controlar os índices a partir de hábitos saudáveis.

Cardiologista e clínica geral da Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira, Mariza Leal lembra que a doença pode acometer também crianças, adolescentes, além de idosos de ambos os sexos, sendo um dos principais fatores para infarto, AVC (acidente vascular cerebral), insuficiência renal e retinopatia.

“Grande parte da população é assintomática. É importante que uma vez ao ano, pelo menos, as pessoas busquem o serviço de saúde para aferir a pressão. Além disso, a adoção de um estilo de vida saudável, com atividades físicas, alimentação adequada, evitando o excesso de sal, evitando o tabagismo e diminuindo o estresse a partir da realização de atividades como meditação e lazer, por exemplo, são importantes para a prevenção e para quem já tem o diagnostico”, orienta.

Jundiaí conta com a rede de atenção primária investe na qualidade de vida e na prevenção de doenças a partir de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), desenvolvidas pelas equipes das UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família, juntamente com os Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF), que contam com fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e psiquiatras.

“A nossa rede atua no atendimento em várias frentes, expandindo o cuidado para fora do consultório médico e focada na promoção da saúde da população”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

“O paciente é atendido por equipe multidisciplinar e tem a oferta de serviços como artesanato, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, nutrição, entre outros, o que tem trazido resultados positivos, prevenindo doenças como a pressão alta e evitando seus agravos”, elenca a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, Ana Paula Rosa.

Para participar dos grupos ofertados em todos os equipamentos da Atenção Básica, basta o usuário procurar a unidade de referência para informações sobre a programação.

LEIA TAMBÉM

Ministério da Saúde reafirma segurança de vacinas contra covid-19

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios