Quem vive no próprio local é quem pode falar melhor da situação e do problema que convive em uma determinada rua, avenida ou bairro. Em Jundiaí, moradores da Ponte São João, gestores municipais e autoridades de segurança se reuniram na quarta-feira (17) para debater a prestação de contas sobre as ações voltadas ao tema, mas também ouvir as necessidades e problemas no setor.
O Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi recebeu o grupo, após a reunião foi solicitada pela vereadora Quézia de Lucca. O encontro foi voltado aos esclarecimentos das principais dúvidas de segurança pública. Vale ressaltar que a Prefeitura de Jundiaí tem um extenso plano de ação para a região, por meio do Programa Bairro Seguro.
Algumas das principais ações foram: troca da iluminação pública, obras de infraestrutura, como muros de contenção na rua Dino, Lima, Angelina Bulchiarelli de Carvalho, rua Graff e Avenida Ângelo Rivelli, e a intensificação de fiscalização nos comércios para coibir a prática de receptação de produtos furtados ou roubados, além das ronda da Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar.
“Tivemos ações bastante efetivas em toda a região da Ponte São João, que englobam a segurança, infraestrutura e assistência social. Sabemos que ainda há problemas que incomodam as pessoas e estamos ao lado da comunidade para entender as demandas e melhorar ainda mais o bairro”, ressaltou Parimoschi.
Outros dados apresentados pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal foram: a captura de 34 procurados, 1.120 rondas realizadas de janeiro a abril deste ano, 429 atendimentos de ocorrência, 25 operações preventivas em ambientes escolares e 16 atendimentos em conjunto com a assistência social. Foi ressaltado, ainda, o aumento de 55 guardas no efetivo, que ultrapassa os 450 agentes.
“A Ponte São João é uma região com ações contínuas e demandas ainda existentes. A atuação conjunta dos Poderes Executivo e Legislativo tem como objetivo tornar o bairro cada vez mais seguro”, argumenta Quézia.
LEIA TAMBÉM
Serviço de abordagem aos moradores de rua de Jundiaí é ampliado