Saiba quais alimentos a OMS considera cancerígenos
Uma dieta balanceada apresenta menor risco a desenvolver câncer, segundo estudos da Larc
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), emitiu recomendações importantes para a prevenção do câncer. Segundo a agência, é aconselhável evitar o consumo de carne processada e limitar o consumo de carne vermelha, especialmente para reduzir os riscos de câncer de intestino e estômago. Além disso, a instituição alerta que o consumo de álcool pode estar relacionado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer.
De acordo com a Iarc, estudos científicos apontam que pessoas que priorizam uma alimentação baseada em alimentos de origem vegetal, como vegetais, leguminosas, cereais não processados e grãos, apresentam um risco cerca de 11% menor de desenvolver câncer em comparação com aqueles que têm uma baixa ingestão de alimentos vegetais.
Lista de alimentos cancerígenos, segundo a OMS
1. Carnes processadas
OMS considera o consumo de carne processada com um potencial risco para o câncer de estômago e de intestino, também conhecido como câncer colorretal. Salsicha, linguiça, bacon, presunto, salame, mortadela e peito de peru são alguns exemplos de carnes processadas, facilmente encontradas nos supermercados.
2.Bebidas alcóolicas
instituição alerta que o consumo de bebida alcoólica é um fator causal relacionado a mais de 200 doenças e lesões.
Entre as questões de saúde associadas ao consumo, estão distúrbios mentais e comportamentais, cirrose hepática e alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
3. Aspartame
Um dos adoçantes artificiais mais comuns do mundo, o aspartame deve ser declarado como possível cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, na sigla em inglês), que é ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esta será a primeira vez que o adoçante receberá essa classificação pela Iarc, que deve ser anunciada em 14 de junho deste ano. A decisão não leva em conta a quantidade que pode ser considerada segura para consumo.
LEIA MAIS
VÍDEO – Caminhão causa acidente e arrasta 14 carros