Habitação

Censo revela número atualizado de população Indígena no Brasil

Número de indígenas foi 89% maior que o observado no Censo de 2010

Novas informações do Censo Demográfico 2022, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (7), revelam que o Brasil abriga uma população indígena de 1,7 milhão de pessoas, correspondendo a 0,83% do total da população nacional.

Desde o marco inicial em 1991, quando os povos indígenas começaram a ser rastreados pelo IBGE com base na autodeclaração no quesito “cor ou raça”, houve uma evolução na metodologia. O Censo de 2022 representou um avanço significativo, ao incluir a colaboração direta das lideranças comunitárias na coleta de dados, bem como expandir a avaliação para além das terras oficialmente delimitadas.

Além disso, o Censo constatou que o Brasil tem 1,7 milhão de pessoas que se identificam como indígenas. Isso corresponde a 0,8% da população total do país. Também, a maioria da população indígena (63%) vive fora das 573 terras oficialmente demarcadas pela Funai.

Diante do resultado do Censo, a Terra Indígena Yanomami (AM/RR) tem o maior número de pessoas indígenas (27.152). O segundo maior número está na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), com 26.176 habitantes indígenas, seguida pela Terra Indígena Évare I (AM), com 20.177.

LEIA MAIS

VÍDEO – Carro mais longo do mundo tem piscina e até heliponto

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios