Jundiaí

Jundiaí reforça ações de conscientização e combate da febre maculosa

A doença é endêmica na região e, neste ano, registra três casos positivos na cidade, sendo dois autóctones

Técnicos das Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí se reuniram, na tarde desta quinta-feira (19), para ampliar ações de combate contra a febre maculosa.

A doença é endêmica na região e, neste ano, registra três casos positivos na cidade, sendo dois autóctones.

Ainda de acordo com as informações, as regiões de maior risco de picada de carrapato foram mapeadas e novas ações serão implementadas.

“As áreas públicas em que há circulação de capivaras, que são os principais amplificadores da carga de bactéria Rickettsia rickettsii no ambiente, terão a ampliação do número de placas de orientação sobre o risco da existência de carrapatos, bem como manterão a roçada baixa, para reduzir a possibilidade de dispersão dos carrapatos”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raíza.

Sendo assim, o trabalho de orientação também atingirá as áreas privadas com grande circulação de pessoas.

“Esses espaços privados terão de oferecer a orientação para o visitante sobre o risco da ocorrência de carrapato e prezarem pela zeladoria do espaço”

A orientação às pessoas que residem ou trabalham em áreas endêmicas também será intensificada como explicou a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins.

“Além do material que está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí, com todas as orientações, material impresso também será distribuído para conscientização dos riscos e dos cuidados”

Por fim, as Unidades de Gestão desenvolverão medidas adicionais aos manejos já existentes, com a disposição de anteparos.

Isto geralmente é usado para evitar a circulação dos herbívoros, além das cercas já existentes em locais com a presença das capivaras.

Leia mais

Motociclista fica ferido após acidente em Rodovia de Jundiaí

Comitiva de Jundiaí conhece instalações para formação de cães-guias

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios