Mutirão do Ministério da Fazenda e bancos busca ampliar renegociação de dívidas
'Dia D Mutirão Desenrola' visa acelerar adesão ao programa que oferece descontos de até 99% em dívidas de até R$ 20 mil

O Ministério da Fazenda, em parceria com bancos e credores, promove o ‘Dia D Mutirão Desenrola’, visando intensificar a renegociação de dívidas de milhões de brasileiros. Lançado em julho, o programa Desenrola atingiu cerca de 10% do público potencial estimado até o momento.
As agências abriram uma hora antes para atender aqueles com débitos em bancos, lojas ou contas de água e luz atrasadas. Até agora, as negociações eram realizadas exclusivamente pelo desenrola.gov.br, exigindo cadastro no site gov.br.
Para ampliar o alcance do programa, o ‘Dia D Mutirão Desenrola’ permite que pessoas sem a certificação necessária acessem o sistema e iniciem o processo de renegociação, beneficiando principalmente os 57% de pessoas de menor renda que não possuíam a certificação.
Até o momento, 740 mil pessoas com renda de até dois salários-mínimos ou inscritas no Cadastro Único conseguiram renegociar dívidas, representando apenas 10% do público estimado pelo governo. O mutirão busca atingir aqueles que contraíram dívidas de até R$ 20 mil entre 2019 e 31 de dezembro de 2022, oferecendo descontos significativos no valor pendente.
LEIA MAIS
Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprova o Desenrola Brasil