Confira o mutirão de microchipagem de animais no Cecap
Ação visa a identificação e controle da população de cães e gatos, além de agendar castrações para tutores que participaram do evento
O Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA), vinculado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), realizou um significativo mutirão de microchipagem de cães e gatos nesta segunda-feira (05) no bairro Cecap. A iniciativa aconteceu na sede do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Jundiaí, pertencente à Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania.
Ao todo, 19 animais foram microchipados, incluindo 12 cães e 7 gatos. Além disso, tutores de outros 25 cães e 14 gatos que não estavam castrados agendaram participação no próximo mutirão de castração, agendado para os dias 17 e 18 de fevereiro, na sede do DEBEA. A microchipagem é realizada em conjunto com o procedimento de castração, garantindo a identificação dos animais.
A veterinária do DEBEA, Carolina Ballarini Zetun, destacou a importância das ações: “Além dos mutirões de castração e microchipagem, também estamos atualizando os dados de animais castrados e microchipados antes de 2020. Essa confirmação nos permite ter uma estimativa mais precisa da população de animais domésticos em Jundiaí, auxiliando na criação de políticas públicas mais eficazes.”
A microchipagem, regulamentada pela Lei nº 9.918 de abril de 2023, estabelece um prazo de 2 anos para que os responsáveis pelos animais realizem o procedimento e cadastrem os dados no banco da Prefeitura. A partir desse período, todos os cães e gatos de até 6 meses de idade deverão ser microchipados e terem os registros atualizados em casos de venda ou adoção.
LEIA MAIS