As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, realizam nesta semana, ação de orientação e conscientização sobre os riscos da raiva na Vila Nova Jundiaí, região Sul da cidade, onde foi identificado um morcego positivo para a doença.
De acordo com as informações, a espécie do animal ainda está em análise e o morcego estava caído vivo na calçada de uma rua, sendo que não houve contactantes.
Ainda de acordo com as informações, neste ano, cinco morcegos positivos para raiva já foram identificados na cidade. A vacinação antirrábica de cães e gatos é uma importante forma de proteção contra a doença, que é fatal.
De acordo com o veterinário da Visam, Felipe Pedrosa, ao longo desta semana, serão realizadas ações de orientação à população no bairro, com visitas técnicas para orientar a população sobre a doença. “Clínicas veterinárias receberão orientações sobre o Programa de Vigilância da Raiva, reforçando que é uma doença que não pode cair no esquecimento, e os profissionais precisam estar atentos nos sintomas de cães, gatos e animais silvestres, além de outros cuidados”, detalha.
A equipe da Nova UBS Comercial também receberá atualização sobre a raiva e outros procedimentos específicos, incluindo o atendimento antirrábico humano. “Ao ser mordida, arranhada ou tido contato de risco com um cão, gato, morcego, macaco ou outro mamífero, toda pessoa deverá procurar a Unidade Básica de Saúde para atendimento médico e providências. A raiva é uma zoonose grave, que pode levar à morte se não forem adotadas as medidas específicas, no caso de acidentes”, reforça o veterinário.
Leia mais
Jundiaí indentifica 3 morcegos com raiva
Jundiaí identifica morcego com raiva no bairro Torres de São José e orienta moradores