Desmanche clandestino em Várzea Paulista: mais de 1200 peças apreendidas e proprietário preso
Operação Impacto da DIG e Detran combate crime organizado e protege meio ambiente
Em uma ação conjunta entre a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí e o Detran, um desmanche clandestino em Várzea Paulista foi descoberto na quinta-feira (13). A operação, denominada Operação Impacto, resultou na apreensão de mais de 1200 peças e acessórios de veículos sem selo de rastreabilidade e na prisão do proprietário do estabelecimento.
Detalhes da Operação e Apreensões
A ação contou com a participação de 18 policiais civis, quatro agentes da Polícia Científica e cinco do Detran. Cumprindo um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, as equipes chegaram ao local nas primeiras horas da manhã. No desmanche, foram encontradas peças de diversos veículos, incluindo 15 motores e um guincho com placa adulterada.
Além da ausência do selo de rastreabilidade, exigido pelo Detran, o estabelecimento não possuía alvará de funcionamento e descartava resíduos de óleo no solo sem rede de captação, configurando crime ambiental. Entre os itens apreendidos estavam:
- 1 caminhão VW 8150 com placa adulterada
- 5 veículos parcialmente desmontados
- 325 portas
- 65 pneus com roda
- 36 escapamentos
- 70 tanques de combustível
- 125 suspensões
- 154 para-brisas
- 90 bancos de veículo
- 162 vidros laterais de automóveis
- 30 capôs de veículo
- 116 para-lamas
- 35 câmbios
- 15 motores
Prisão do Proprietário
O proprietário do desmanche foi autuado em flagrante pelos crimes contra a ordem econômica, ambiental e adulteração de sinal identificador de veículo. Devido à gravidade das infrações, ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista e deve passar por audiência de custódia.
LEIA MAIS
Mundo do Cabeleireiro abre vagas em Jundiaí
Guarda Municipal apreende veículo roubado com placa falsa