A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a Paralisia Infantil, continua até o final do mês e Jundiaí reforça a importância da vacinação para deixar o País livre da doença, que pode provocar paralisia irreversível.
Em Jundiaí, até o momento, 5.192 doses da gotinha foram aplicadas, representando cobertura vacinal de 25%. A meta é atingir 95% das 20.575 das crianças de 1 a 4 anos estimadas.
Desde o início da campanha, em 27 de maio, também está ocorrendo vacinação em escolas municipais (EMEBs) de Educação Infantil, mediante documentação assinada pelos pais e/ou responsáveis para as crianças poderem receber a gotinha.
Na cidade, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família estão fazendo a verificação das carteirinhas dos menores de cinco anos, além de aplicar, na população de 1 a 4 anos, a dose adicional da vacina Pólio oral, a gotinha.
A responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Vivian Cesar Beteli,
“É fundamental que as crianças menores de cinco anos estejam imunizadas e aquelas que se enquadram na faixa etária para tomar a gotinha adicional, recebam. A Poliomielite está erradicada no Brasil, mas no Afeganistão e no Paquistão foram registrados casos neste ano. O risco de voltarmos a ter a doença, a qual é prevenível com a vacina, é grande. O esforço precisa ser coletivo em prol das nossas crianças”, ressalta a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Vivian Cesar Beteli.
Leia mais
Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos em julho
Botujuru em Obras: novos espaços, mais serviços e mais qualidade de vida para a população