JundiaíMeio Ambiente

UGC e Fundação Serra do Japi promovem passeio educativo para crianças e jovens

Iniciativa busca conscientizar sobre a importância da preservação ambiental da Serra do Japi

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), em parceria com a Fundação Serra do Japi, organizou neste sábado (29) um passeio educativo pelas trilhas da Serra do Japi para integrantes do Comitê das Crianças e do Comitê dos Jovens. O objetivo foi conscientizar os participantes sobre os cuidados e deveres com a Serra do Japi, um importante patrimônio histórico de Jundiaí.

“É fundamental que eles compreendam a complexidade das ações necessárias para preservar este local e possam disseminar esse conhecimento. Hoje, 87% das pessoas vivem em áreas urbanas, e aqui temos a oportunidade de ouvir os pássaros, vivenciar a natureza de forma mais ampla e, sobretudo, aprender como cuidar e evitar situações que ofereçam riscos à fauna e à flora,” explicou Vania Plaza Nunes, Superintendente da Fundação Serra do Japi.

Os participantes percorreram um trajeto de aproximadamente 3 quilômetros, onde puderam admirar a flora, fazer anotações, tirar fotos e conhecer uma cachoeira, tudo com a supervisão de monitores e Promotores de Participação.

Durante a expedição, as crianças e jovens analisaram o que encontravam pelo caminho e aprenderam sobre os cuidados necessários ao adentrar na mata. Benício Corrêa de Lima, de 11 anos, integrante do Comitê das Crianças, destacou a importância da visita: “Essa visita é muito importante para aprender sobre as plantas, árvores e animais que podem entrar em extinção se não cuidarmos deles.”

Gabriel Pires de Lima, de 15 anos, que fez parte do primeiro Comitê das Crianças em 2018 e agora integra o Comitê dos Jovens, aproveitou o passeio para entender melhor como contribuir na preservação da Serra. “É a primeira vez que visito a Serra do Japi, e é importante conhecer as dificuldades de preservação daqui. É gratificante saber que Jundiaí se preocupa com a preservação da natureza.”

Marcelo Peroni, Gestor da Unidade de Cultura, ressaltou a importância do Comitê das Crianças: “Este comitê é resultado de um decreto municipal publicado em 2018, após a adesão de Jundiaí à Rede de Cidade das Crianças. Queremos proporcionar às nossas crianças experiências na natureza que resultem em grandes ideias para a preservação da Serra do Japi e melhorias para o município.”

LEIA MAIS

Harald abre vagas para Ajudante de Produção

Crânio encontrado em Jundiaí era de homem de 30 anos e pode ter sido usado em rituais

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios