Festa de Barretos: Goiás se destaca com Cora, pamonha e cachaça
As peças de artesanato com poemas de Cora Coralina, natural da antiga Vila Boa, tombada Patrimônio Mundial pela Unesco, estão entre os artigos que encantam os visitantes
Com estande ao lado da roda gigante e em frente ao palco Culturando, o estado de Goiás tem sido destaque na 69ª Festa do Peão de Barretos, que teve início no dia 15 e vai até dia 25.
As peças de artesanato com poemas de Cora Coralina, natural da antiga Vila Boa, tombada Patrimônio Mundial pela Unesco, estão entre os artigos que encantam os visitantes. São quadros e almofadas com versos de Cora bordados em fina estampa.
Na noite de domingo teve “fila da pamonha”, resposta a outro atrativo que são as degustações da culinária de Goiás, oferecida de hora em hora, surpreendendo assim como as cachaças goianas que estão apresentadas no espaço.
Pastelinho da Cidade de Goiás, doces de Nerópolis, queijos de Pirenópolis, flor de coco, cervejas artesanais; um rol de produtos da culinária do estado faz com que os próprios visitantes divulguem Goiás na festa e voltem com os “curiosos” das tradições goianas. Destaque para a cerveja de mandioca, fruto de uma política pública do governo do estado que incentivou a produção junto a cervejarias e ainda beneficiou diretamente a agricultura familiar, produtora de insumos.
Os atrativos turísticos complementam a receita que coloca Goiás em evidência na lista de lugares para conhecer. Com o passaporte goiano em mãos, o público de Barretos conhece um raio-X do estado de Goiás com suas cachoeiras, praias, cidades históricas e todas as regiões que enchem os olhos de quem gosta de viajar e viver novas experiências.
Leia mais
Goiás é destaque na Festa do Peão de Barretos 2024
Alison dos Santos e Matheus Lima vão à semi dos 400m com barreiras