Eleições

Regras para votação: o que é permitido e o que é proibido neste domingo

Saiba as principais normas da Justiça Eleitoral para evitar problemas no dia da eleição

Neste domingo (06), acontece o primeiro turno das eleições e muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre o que pode ou não ser feito no momento de exercer o voto. A Justiça Eleitoral estabeleceu regras para garantir a segurança e o sigilo durante o processo eleitoral. Confira as principais:

  • Celular na cabine: Não é permitido entrar na cabine de votação com o celular. Quem insistir em manter o aparelho consigo será impedido de votar. A regra é clara: o eleitor deve deixar o celular na mesa antes de votar.
  • Crianças na cabine: Crianças não podem acompanhar os pais ou responsáveis no momento de votação. A legislação assegura que o voto é sigiloso e apenas o eleitor pode entrar na cabine.
  • Biometria: Eleitores podem consultar se sua biometria está cadastrada no aplicativo e-Título. Ao acessar o app, a mensagem “eleitor com biometria coletada” aparece abaixo da foto do eleitor, confirmando o cadastro.
  • Circulação de pessoas armadas: Está proibido o porte de armas em um raio de 100 metros dos locais de votação, 48 horas antes e 24 horas após o pleito. Apenas agentes de segurança em serviço podem estar armados, com autorização da Justiça Eleitoral.
  • Propaganda Eleitoral: No domingo de eleição, é proibida qualquer forma de propaganda eleitoral, como a distribuição de santinhos, comícios ou postagens na internet. A violação dessas regras pode resultar em prisão e multa.

A Justiça Eleitoral também alerta para os crimes eleitorais, como boca de urna, transporte irregular de eleitores e compra de votos, que serão rigorosamente fiscalizados.

LEIA MAIS

Polícia Civil de Jundiaí prende casal suspeito de furtar 20 notebooks da Fatec

Câncer ósseo da Rainha Elizabeth II é revelado por ex-primeiro-ministro; entenda

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios