Tecnologia

Fim do império? EUA consideram dividir o Google em várias empresas

Decisão pode mudar o cenário da internet e impactar a concorrência

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou que pode solicitar ao tribunal o desmembramento de partes do Google, como o navegador Chrome e o sistema operacional Android, alegando que a empresa mantém um monopólio ilegal no mercado de buscas online. As medidas visam aumentar a concorrência e diminuir a influência do Google, especialmente no setor de inteligência artificial.

Além disso, o governo pode pedir a proibição dos pagamentos que o Google faz para que seu mecanismo de busca seja pré-instalado em dispositivos, uma prática que custou US$ 26,3 bilhões em 2021. O Google defende que seu sucesso é resultado da qualidade de seu serviço e que enfrenta forte concorrência.

Em um caso separado, um juiz decidiu que o Google deve abrir sua loja de aplicativos à concorrência. O Departamento de Justiça deve apresentar uma proposta detalhada até 20 de novembro, com o Google podendo responder até 20 de dezembro. A pressão sobre o Google vem crescendo à medida que o governo dos EUA processa outras grandes empresas de tecnologia por práticas monopolistas.

LEIA MAIS

Cantor Leonardo é incluído na “lista suja” do trabalho escravo

Documentário com novos detalhes sobre caso dos Irmãos Menendez estreia na Netflix

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios