Garagem AZ

Detran-SP facilita processo de baixa de veículos a partir de 2025

Mudanças permitem solicitação online e mais agilidade na retirada de veículos de circulação

A partir de 1º de janeiro 2025, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) implementa mudanças no processo de baixa permanente de veículos. O novo procedimento permitirá que os proprietários solicitem a baixa pela internet, evitando a necessidade de recorrer a diferentes locais e profissionais.

O Detran-SP anunciou, nesta segunda-feira (11), que a partir de 1º de janeiro de 2024, o processo de baixa permanente de veículos será mais simples e rápido. Agora, o proprietário poderá realizar a solicitação online e acompanhar todo o procedimento à distância.

Após a solicitação, uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) se dirigirá ao local onde o veículo se encontra para coletar os dados de identificação, como número do chassi, placa e documento do veículo, além de elaborar um laudo fotográfico. Este laudo será enviado ao Detran-SP, que, após análise, emitirá a certidão de baixa permanente.

De acordo com o Detran-SP, a mudança visa facilitar o processo, economizando tempo e proporcionando mais praticidade ao cidadão. “A proposta também contribui com o mercado de reciclagem e sustentabilidade, caso o proprietário opte por vender seu veículo como sucata”, afirma Vinicius Intrebartoli, gerente setorial do Detran-SP.

Além disso, a nova portaria normativa também prevê mudanças na gravação e regravação dos itens de identificação veicular, como o chassi e o motor, que terão um processo mais ágil e seguro, conforme normas da ABNT. A medida aumenta a segurança, pois essas informações são fundamentais para verificar se o veículo é regular ou possui algum histórico de roubo ou furto.

LEIA MAIS 

Comitê Paralímpico Brasileiro abre vagas de emprego para diferentes áreas

Funcionária do Detran é presa por suspeita de fraude

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios