Juliana, de 15 anos, toca o sino da vitória no Grendacc
A adolescente, que mora em Itupeva, chegou ao Grendacc em julho de 2023, após descobrir um Linfoma não Hodgkin tipo B, passou por cirurgia, quimioterapia e agora seguirá em acompanhamento na instituição
Na manhã desta quinta-feira, 29 de novembro, a paciente Juliana Piola, de 15 anos, tocou o sino da vitória no Hospital da Criança do Grendacc para anunciar que venceu o câncer e agora começa um novo ciclo em sua vida.
A adolescente, que mora em Itupeva, chegou ao Grendacc em julho de 2023, após descobrir um Linfoma não Hodgkin tipo B, passou por cirurgia, quimioterapia e agora seguirá em acompanhamento na instituição.
A oncologista pediátrica do Grendacc, Arianne Casarim, disse que esse sino da Juliana é muito importante e significativo para toda a equipe do Hospital da Criança, porque ela chegou com um quadro bem grave. “Foi um diagnóstico difícil, ela estava muito sintomática e com alto risco para complicações. E a equipe precisou agir rápido, pois ela precisava de UTI, de cirurgia e começar a quimioterapia, tudo imediatamente.”
“Mas conseguimos, graças a ajuda de todos, em especial das cirurgiãs oncológicas Sarah Crestian e Fabiana Soares Moura”, reforçou Arianne. Além disso tudo, pelo diagnóstico de linfoma, a paciente precisava fazer as quimioterapias sempre internada, porque elas eram contínuas. “Então ela fazia cinco dias direto de quimioterapia e teve vários efeitos colaterais, como vômitos e perda de peso.”
Segundo Arianne, foi tudo muito pesado e a paciente precisou do suporte e acompanhamento dos profissionais da psicologia, fisioterapia, nutrição e da Dra. Poliana Cristina Carmona Molinari, especialista em cuidados paliativos. “Foi preciso um envolvimento de toda a equipe médica, multidisciplinar e da enfermagem para superar as várias pedras no caminho”, afirmou.
“Mas acabou. E agora a gente está aqui com essa Juliana maravilhosa, com peso e cheia de cabelo para tocar o sino da vitória”, comemorou a oncologista pediátrica ao lado de toda a equipe.
Depois da médica, foi a vez da própria Juliana falar e emocionar a todos: “Primeiramente quero agradecer a Deus, porque no momento que eu ia fazer a cirurgia, e não sabia que era de alto risco, tive uma visão de Jesus, então eu sabia que iria dar certo, e deu”, contou.
“Eu também agradeço muito a equipe, porque além da parte profissional, em todos os momentos do tratamento a gente recebeu muito carinho e amor. Então, a minha eterna gratidão a todos vocês.”
A mãe de Juliana, Juraci, também agradeceu a Deus por ter a filha ao seu lado e a todos do Hospital da Criança. “Agradeço pelo carinho, amor e dedicação com a minha filha. Vocês são todos maravilhosos, só tenho gratidão.”
Leia mais
Grendacc em Jundiaí enfrenta redução de voluntários e busca novas adesões