JundiaíMeio Ambiente

Pesquisas reforçam monitoramento ambiental em áreas verdes de Jundiaí

Estudos analisam a qualidade da água e do solo e indicam boas condições ambientais no município

O monitoramento ambiental em Jundiaí tem sido ampliado com o apoio de pesquisas científicas que avaliam a qualidade da água e do solo em áreas verdes da cidade. As ações envolvem a Fundação Serra do Japi, a DAE Jundiaí e pesquisadores da UniAnchieta, com estudos realizados na Serra do Japi, na Cachoeira da Morangaba e em parques e espaços públicos.

Na Serra do Japi, a qualidade da água é acompanhada por coletas periódicas feitas pela DAE, com análises físico-químicas e microbiológicas. Pesquisas acadêmicas indicam que, até o momento, os resultados estão dentro dos padrões ambientais estabelecidos, o que aponta boa conservação dos recursos hídricos.

Além da água, o solo de áreas públicas também está sendo avaliado por pesquisadores da UniAnchieta. O objetivo é identificar possíveis contaminações e riscos à saúde, além de ampliar a conscientização da população sobre a relação entre meio ambiente e bem-estar.

As iniciativas reforçam a importância do monitoramento contínuo, da produção científica local e do uso de dados técnicos para orientar políticas públicas de preservação ambiental em Jundiaí.

LEIA MAIS

FIQUE ATENTO! Concurso previsto para 2026 pode pagar salário inicial acima de R$ 6,4 mil

VÍDEO — Polícia prende suspeito por perseguição e descumprimento de medida protetiva

 

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios