JundiaíPolícia

Operação Coffee Break avança e mira Jundiaí em nova ofensiva da PF

Polícia Federal cumpre mandados, bloqueia bens e apreende armas em investigação sobre fraudes em licitações públicas

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (15), uma nova fase da Operação Coffee Break, que investiga um suposto esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão nas cidades de Sumaré e Jundiaí, no interior paulista. Não houve prisões nesta etapa.

Por decisão da Justiça Federal, também foi determinado o bloqueio de bens dos investigados. A ofensiva é desdobramento da primeira fase da operação, deflagrada em novembro de 2025, quando a PF cumpriu 50 mandados de busca e seis de prisão preventiva.

Em Sumaré, os agentes apreenderam 11 armas de fogo e cerca de 400 munições em um imóvel ligado a José Aparecido Ribeiro Marin, ex-secretário municipal de Educação. Ele não estava no local no momento da ação. Marin havia sido alvo de prisão preventiva na fase inicial, mas não chegou a ser detido e posteriormente obteve habeas corpus.

Segundo a investigação, o ex-secretário é apontado como um dos responsáveis por direcionar processos licitatórios e autorizar pagamentos em troca de propina. A PF apura a atuação de uma organização criminosa estruturada para fraudar contratos públicos.

As apurações já resultaram, em fases anteriores, na prisão do vice-prefeito de Hortolândia, Cafu César, e do então secretário municipal de Educação, Fernando Moraes. Em dezembro, o TRF-3 revogou a prisão do vice-prefeito, substituindo a medida por restrições cautelares.

Os investigados poderão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações seguem em andamento.

Em nota, a defesa de José Aparecido Ribeiro Marin afirmou que as armas apreendidas estão regularizadas, que ele possui registro como CAC (Caçador, Atirador e Colecionador) e que aguarda acesso integral aos autos para se manifestar de forma detalhada.

LEIA MAIS

Rastro bilionário coloca Jundiaí no mapa de nova ofensiva da PF 

Iron Mountain abre vagas de emprego em Itupeva

 

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios